Pessoas intolerantes à lactose têm deficiência ou ausência da lactase, enzima que digere o açúcar do leite, a lactose!
Em sua grande maioria, essas pessoas apresentam desconfortos intestinais quando consomem laticínios.
É importante lembrar que muitos podem também apresentar também algum grau de incompatibilidade à proteina do leite e nesses casos, não adianta a substituição apenas por produtos ditos sem lactose ou mesmo a reposição da enzima lactase durante a ingestão de leite de vaca ou derivados, e sim optar por evitar o leite de vaca e seus derivados o máximo possível.
Você tem intolerância à lactose? Hoje quero te dar cinco dicas para viver melhor!
✅ Opte preferencialmente pelos iogurtes e coalhadas do que o leite de vaca in natura: esses produtos contém “culturas ativas”, bactérias que não fazem mal e auxiliam na digestão da lactose.
✅ Dê preferência aos queijos duros e envelhecidos como os curados: Esses queijos contêm pouca lactose, se comparado aos queijos pastosos. Assim, eles serão mais favoráveis às pessoas que sentem desconforto pelo consumo da lactose.
✅ Opte pelos leites vegetais que podem inclusive serem feitos em casa, como o leite de côco, leite de gergelim, leite de amêndoas ou leite de inhame.
✅ Adquira o hábito de preparar seus próprios alimentos. Se os produtos que você prefere contém leite, tente criar versões caseiras, descartando o leite da receita.
✅ Faça substituições: Tente alterar os alimentos com grande teor de lactose para outros sabores, assim não terá problemas ao consumir suas refeições. Como o sorvete pelo de frutas; molho de queijo pelo de tomate; ou o leite integral pelo leite vegetal. Pequenas mudanças de hábitos podem ajudar a ter uma vida mais saudável.