Por que deixar os grãos de molho ?

Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa.
O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro e, especialmente, ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. Os fitatos também reduzem a digestibilidade do amido, proteínas e gorduras.

É por isso que, uma dieta rica em grãos integrais não fermentados, pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas.

Os veganos frequentemente consomem até mais ferro do que os onívoros (pessoas que se alimentam de fontes vegetais e animais). No entanto, eles também consomem mais anti-nutrientes, incluindo os fitatos, e estes reduzem a quantidade de ferro disponível para os seus corpos, o que pode resultar em anemia.
Estudos mostram que consumir 5-10 mg de ácido fítico pode reduzir a absorção de ferro em 50%!!! Portanto, os veganos devem ingerir mais ferro do que os onívoros (33 mg para comedores veganos e 18 mg para onívoros).

Como podemos reduzir os fitatos dos grãos?

Deixar de molho em água (período pode variar de 8-12 horas) irá neutralizar inibidores enzimáticos presentes em todas as sementes e predispor a produção de numerosas enzimas benéficas.
A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis especialmente as vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, E, enzimas e proteína.
Esse processo se chama germinação.

Seguem alguns alimentos podemos germinar:

feijão
soja
quinoa
lentilha
grão-de-bico
semente de linhaça
chia
oleoginosas
semente de abóbora e girassol

#nutrologia #nutrologiafuncional #voceéoquevocecome #nutrição #vegetariano #vegan #vegano #alimentossaudaveis #saudeintegral #ayurveda #yoga #hipocrates #medicinaintegrativa #dietasaudavel


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone