Dizem que somos o que comemos, mas na verdade o mais correto é dizermos que “somos o que comemos, o que digerimos e aquilo que finalmente conseguimos absorver para nutrição das nossas células”.
Vários fatores podem prejudicar a absorção nos nutrientes pelo nosso trato gastro intestinal:
*Falta de ácido clorídrico
*Falta de enzimas digestivas
*Incompatibilidades alimentares
*Disbiose intestinal (desequilíbrio da flora bacteriana intestinal)
Manter o equilíbrio do nosso sistema digestivo é imprescindível para aqueles que desejam alcançar o estado de Saúde Integral.
Na abordagem clínica para alcançar tal equilíbrio, usamos a técnica dos ” 4 Rs” que seriam:
1. REMOVER: retirada das bactérias patogênicas, fungos (Cândida), parasitas, substâncias tóxicas ambientais e alimentos inflamatórios
2. REPOR: reposição de enzimas digestivas e otimizar secreção de ácido clorídrico
3. REINOCULAR: administrar probióticos, alimentos fermentados e elementos para ajudar no equilíbrio do nosso Microbioma
4. REPARAR: reparo da barreira intestinal, impedindo a hiperpermeabilidade com suplementação de ativos como a L Glutamina, Cúrcuma, Vitamina D3, Ômega 3, Zinco, Berberina, etc …
O Ayurveda, medicina milenar que data de mais de 8 mil anos, nos ensina que todas as doenças dos seres humanos se iniciam através do desequilíbrio dos doshas no trato gastro intestinal e que a nossa digestão, que é denominada AGNI ou Fogo Digestivo, é o processo mais importante do nosso organismo.
Para a Medicina Ayurveda, a digestão é um processo de TRANSMUTAÇÃO que transforma “algo que não é você (o alimento), em você”!
Cuide da sua alimentação e da integridade do seu sistema digestivo para que você consiga melhorar sua nutrição celular e sentir os benefícios desse equilíbrio no funcionamento do seu organismo.