O Estresse (ou Stress) é na verdade uma reação do organismo, física e mental, que é acionada frente a um esforço extremo ou em situações de perigo iminente detectados pelo nosso cérebro. Neste momento ocorre a ativação do sistema hormonal hipófise hipotálamo, que ativa a glândula supra-renal a liberar uma grande secreção de hormônios como cortisol e adrenalina. Tal mecanismo pode ser benéfico em certas circunstâncias esporádicas, como fugas, lutas, situações de perigo, provas, entre outros.
*Atualmente, vivemos num mundo onde infelizmente grande parte das pessoas permanece nesse estado de forma contínua, impedindo relaxamento após a tensão, sofrendo dessa forma consequências maléficas para a saúde do indivíduo.
*As alterações hormonais e metabólicas causadas pelo estresse contínuo, podem desencadear vários sintomas físicos e psíquicos como: diminuição do rendimento físico e mental, falha de memória, cansaço, ganho ou perda de peso, dor de cabeça, dores musculares, ranger constante dos dentes, problemas de pele e unhas, queda de cabelo, insônia, atrasos na menstruação, problemas sexuais, entre outros.
*O estresse prolongado também diminui a resposta dos mecanismos de defesa do nosso organismo, aumentando o risco de doenças como problemas cardíacos, doenças infecciosas (gripes, herpes, etc), diabetes, colesterol elevado, hipertensão, etc.
*O melhor tratamento é a mudança do estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável, praticando exercício físico, manter um sono regular e buscar a estabilidade emocional.
*Tente encontrar as causas de seu estresse e busque controlá-las. Hoje em dia os agentes estressores são muitos e nem sempre elimináveis, aprender a reduzi-los é fundamental.