“- A vitamina D na verdade é um hormônio e não uma vitamina. Por ter uma ação hormonal, ela participa da regulação do funcionamento de praticamente todas as nossas células, da mesma forma que os hormônio tireoidiano, o estradiol, a progesterona, a testosterona etc. Portanto, ela é fundamental para o funcionamento saudável do nosso organismo.
– Há milhares de trabalhos científicos comprovando que a falta desse hormônio está relacionada direta ou indiretamente a problemas de saúde como doenças autoimunes (esclerose múltipla, artrite, lúpus, tireoidite e outras), doenças neurológicas (como autismo, demência, déficit de atenção, fadiga) e doenças endocrinológicas e cardiológicas como infertilidade, desregulação do ciclo menstrual, diabetes (incluindo o diabetes gestacional), hipertensão. Ele também participa da diferenciação celular e por isso diminui o risco do desenvolvimento de câncer de mama, intestino, próstata, entre outros.
– Diversos trabalhos comprovam a relação da deficiência de vitamina D com o risco aumentado de parto pré-maturo, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e até aumento da incidência de cesáreas.”
http://www.namu.com.br/materias/tomar-sol-durante-gravidez-faz-mal