O mais difícil não é emagrecer

Você inicia um tratamento para emagrecer sob orientação de bons profissionais. Mantém um planejamento alimentar adequado, inicia atividade física regular e coloca atenção no controle emocional. Excelente !! Tem sucesso, perde peso e se sente feliz, mas … e agora?

Saiba, talvez mais difícil do que emagrecer, seja sustentar o peso alcançado.
O que faz grande parte das pessoas voltarem a engordar após a perda de peso, o famoso “efeito sanfona”?

De forma simplificada, podemos entender que existe uma tendência natural de recuperarmos o peso inicial pré emagrecimento, onde o nosso cérebro interpreta a perda de peso alcançada como um fator de risco para o organismo.
Alterações hormonais fazem com que haja queda do nosso metabolismo e economia de energia, favorecendo o reganho de peso (fenômeno denominado queda fisiológica do metabolismo basal após emagrecimento)
Parece que quanto mais episódios de perda e ganho de peso ocorrem, mais difícil se torna emagrecer novamente.
A perda de massa muscular e o avanço da idade são outros fatores, que associados às alterações descritas acima, contribuem para esse fato.

Diante de tantos obstáculos, está claro que, para manter o peso, é preciso manter permanentemente hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos, e não se pode voltar aos hábitos que tinha antes de emagrecer. A orientação e acompanhamento de um especialista na fase de manutenção do peso, torna-se até mais importante do que na fase inicial do emagrecimento.
Atitude e Disciplina constantes acima de tudo!


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone