Para a manutenção da Saúde plena e o envelhecimento saudável, a suplementação de alguns ativos ortomoleculares, principalmente a partir dos 40 anos, é de fundamental importância.
A Coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como ubiquinona, é uma molécula muito importante na produção de
energia para o funcionamento do nosso corpo.
Ela está presente nas mitocôndrias e sem ela não produzimos ATP.
Para entendermos melhor como essa energia influencia nas atividades diárias e no exercício físico, imagine a seguinte situação:
Você tem um carro com o tanque cheio, mas sem força no motor para subir uma rua íngreme. É parecido com o que acontece quando uma pessoa tem uma alimentação adequada, mas tem deficiência de Coenzima Q10.
É a CoQ10 que promove a ignição do motor do corpo ao iniciar a produção de energia dentro de todas as células.
Além disso, a CoQ10 participa de muitas outras funções vitais dentro da célula: atua como antioxidante e é essencial nos processos de replicação e reparo de DNA; modula o processo de apoptose e auxilia na manutenção da temperatura corpórea; melhora o fluxo sanguíneo para o músculo
cardíaco e afeta o metabolismo tecidual.
Como é um membro fundamental do ciclo de energia no nível celular, pode ser importante em alguns casos de obesidade. Nas doenças neurodegenerativas, foi demonstrado que aumenta as concentrações mitocondriais cerebrais e exerce um efeito neuroprotetor.
Em pacientes com diabetes, foi demonstrado que os corpos cetônicos e a glicemia em jejum diminuem após o recebimento de suplementação com este ativo.
Esta suplementação também é utilizada ainda como um dos elementos do “quarteto mágico” muito eficaz para melhorar a função cardíaca em pacientes cardiopatas.
A síntese endógena da CoQ10 ocorre na mitocôndria. É expressa em todos os tecidos, porém, em maior concentração no coração, rins, fígado e músculo, pois são órgãos que necessitam de maior quantidade de energia (ATP) para seu funcionamento, ocorrendo diminuição da sua expressão durante o processo de envelhecimento celular.
Para os atletas, a CoQ10 aumenta a resposta ao esforço físico e favorece aqueles que buscam melhorar seu desempenho, além de ajudar a minimizar o estresse oxidativo de exercícios e treinos intensos.
É encontrada em animais e plantas, peixes e óleos de peixe, carne (principalmente vísceras) e grãos integrais.
Alguns medicamentos comprometem os níveis de CoQ10 , entre eles é bom ressaltar as estatinas (medicamentos usados para controle dos níveis de colesterol) que obrigatoriamente pedem a sua suplementação quando são utilizadas.
Procure bons profissionais para prescrição individualizada desta suplementação conforme a sua necessidade.