Já dizia um provérbio sânscrito: “Respiração é vida, e se você respira bem, você vai viver por muito tempo sobre a terra”.
Para o ayurveda, a respiração é muito mais que um fator fisiológico, é também uma questão psicológica e prânica -tornando-a um dos atos mais importantes da vida. Por outro lado, este também é o único processo fisiológico que, ao mesmo, é voluntário e involuntário.
A prática do Pranayama é um exercício de respiração da yoga que simplesmente pode ser traduzido como “estender a respiração”.
Aprender a tomar consciência da nossa respiração e controlá-la tem o potencial de curar nossos corpos, bem como fornecer bem-estar não só para o nosso corpo, mas também para nossa mente e espírito.
Existem diferentes traduções para esta palavra em sânscrito, mas pode ser dividida em dois significados: “Prana”, como força da vida ou energia e “yama”, como controle ou disciplina.
Ainda, “Pran” significa força da vida e “ayama” significa expansão.
Assim, Pranayama pode ser definida simplesmente como a arte de aprender a controlar e estender a sua força vital através da respiração.
Essa arte da respiração pode ser considerada como uma ponte entre o subconsciente e o consciente e serve para integrar corpo, mente e espírito – considerando que o diafragma funciona tanto de forma voluntária quanto involuntária.
Existem vários tipos de Pranayamas e esses exercícios, quando feitos corretamente, ensinam a captar o prana, além de purificarem os condutos energéticos em que ele flui, o ideal é realizá-los todos os dias.
O que é prana?
Prana é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células. É a energia que permeia todo o universo. Ela está em tudo, no homem, na natureza, em todo o espaço. Quanto mais dela no corpo, quanto mais presente estiver, mais longevidade se logra.
Benefícios dos pranayamas
Ao fazer dos panayamas um hábito, você promove uma infinidade de benefícios para a sua vida. Abaixo mostramos alguns deles:
• Diminuição do estresse e cria uma mente estável e controlada
• Auxilia na perda de peso
• Melhora no sistema linfático
• Promove energia, aumenta a vitalidade e a longevidade
• Auxilia na limpeza do sangue e no equilíbrio do PH
• Reduz as toxinas presentes nos pulmões e auxilia na purificação dos tecidos
• Melhora a digestão e mantem a pele mais brilhante
• Ativa a glândula pituitária (elementos responsáveis pela intuição)
•Estimula o cérebro, através da libertação de endorfinas – hormônio do prazer, que combatem a depressão.
Procure orientações dessas respirações com professores de Yoga e inicie essa prática tão poderosa para a nossa saúde.