equivalencia-proteica

Equivalência Proteica entre o WHEY e os ALIMENTOS.

(Trechos do excelente post do @geotreinadornutricionista)

-Uma grande dúvida é qual a equivalência proteica de um scoop de whey protein e os alimentos.
-Primeiro, devemos deixar bem claro que cada alimento fonte de proteína possui sua respectiva composição nutricional. Até mesmo a forma de preparo (assado, cozido ou grelhado) ou se está cru, altera a concentração dos nutrientes.
-Na imagem foram usados como exemplos:
*o patinho que em 100g do alimento tem 36g de proteína (PTN);
*a tilápia que em 100g tem 24g ptn;
*o peito de frango que em 100g tem 30g de ptn;
*a carne de porco (lombo) que em 100g tem 18g;
*o ovo que a cada unidade tem 6,5g.
-Então por exemplo, quando você quer trocar 200g de frango por ovos, você terá que comer cerca de 9 ovos, se for apenas claras que tem 3,5g de ptn, a quantidade será bem maior!
(Esses valores são dos alimentos grelhados segundo a tabela do IBGE 2009).
-Outro erro grave é a prescrição de whey protein por scoop. Se não for descrito a marca específica pode ocorrer um grande erro. Existem scoops de diversos tamanhos que variam de 20g à uma colher de pedreiro. Muito cuidado com isso.
-Usando como exemplo o Isotech da Atlhetica onde cada scoop contém 20.6g do produto e fornece 19g de PTN. Então um scoop desse whey isolado equivale à 105g de carne de porco, 79g de tilápia, 64g de frango, 53g de patinho ou 3 ovos.

Procure sempre profissionais habilitados para orientações individualizadas e específicas considerando os seus objetivos e respeitando as suas necessidades. A dieta ou suplemento do seu amigo ou da sua vizinha podem não ser adequados para você.


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone