Gordura Corporal x Gordura Alimentar

Excelente post do Nutricionista Lomário Fonseca:

“Hoje quando falo para os meus pacientes consumirem mais gorduras e menos carboidratos sinto que alguns ficam meio espantados, de olhos arregalados e meio apreensivos em saber porque estou indicando isso e o que acontecerá com eles ao seguir tal orientação (nesse momento sinto um certo silencio no consultório como se estivessem fazendo inflexões do tipo: “esse cara é louco”, “ele vai me engordar”, “não era pra ser o contrário?”, “vai me deixar doente” etc etc).

Muita gente faz certa confusão entre esses termos “gordura corporal” e “gordura alimentar”, pois é natural se pensar que consumindo mais gordura a tendência seria engordar. Porém não é assim que acontece. Não significa que consumir mais gorduras (falo de gorduras de boa qualidade como oleaginosas, óleo de coco, azeites, abacate, carnes, ovos entre outros) você acumulará gordura corporal!

Por outro lado, se o consumo de carboidratos exceder o limite que seu corpo necessita este sim será transformado em gordura corporal. Eles são mais propensos a produzir acúmulo de gordura do que a própria gordura. Todo carboidrato que você consumir, ao ser digerido, será transformado em glicose. Este por sua vez é o principal estimulante para liberação da insulina que é um hormônio que favorece o armazenamento de gordura (entre outras funções).

Da mesma forma que comer mais alface não significa que ficará verde, comer gordura de boa qualidade não significa que ficará obeso!

Então, invista mais em proteínas e gorduras de boa qualidade e menos em carboidratos (e quando for usar, prefira aqueles de fontes naturais) e sua vida será bem melhor!!”


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone