Diferentes estudos já mostraram que o consumo de açúcar está diretamente ligado ao sobrepeso e à diabetes. Um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o número de diabéticos no mundo aumentou de forma assustadora e o planeta tem cerca de 700 milhões de pessoas obesas.
No Brasil, uma em cada cinco pessoas consome doces cinco ou mais vezes por semana, mais de 50% da população está acima do peso, 20% já são consideradas obesas e 7,4% da população adulta no país já foi diagnosticada com diabetes.
Vários trabalhos mostram que o consumo excessivo de açúcar eleva os níveis de dopamina no organismo de forma similar ao que acontece com a cocaína. A ingestão frequente do produto por longo período, porém, acaba levando a uma redução na produção de dopamina pelo corpo. Com isto, a pessoa sente necessidade de consumir ainda mais açúcar, para alcançar os níveis anteriores de dopamina e evitar estados de depressão.
Além disso, o consumo excessivo do açúcar e dos carboidratos refinados, dentre eles o trigo, provoca picos de insulina com aumento da deposição de gordura corporal. Há queda rápida e acentuada dos níveis de glicose sanguínea com aumento do apetite posterior, gerando-se assim um ciclo vicioso que não tem fim.
Hoje sabemos que a Hiperinsulinemia e a resistência insulínica relacionadas ao aumento de gordura visceral, estão envolvidas na gênese de várias doenças crônicas do envelhecimento como as doenças cardiovasculares, AVC, obesidade, diabetes, hipertensão, Alzheimer, câncer, etc …
Quanto menores os níveis de glicose e insulina no seu sangue, menos risco de doenças posteriores você terá!
Proponha-se ao DETOX do açúcar !!! Desafio: 30 dias sem ingestão de açucares ou produtos adoçados. Em geral notamos que as duas primeiras semanas são as mais difíceis e que progressivamente o corpo vai perdendo essa “necessidade do açúcar”. Quem topa o desafio?