Se você quer se sentir mais jovem e saudável e envelhecer com saúde, comece a cuidar dos seus telômeros.
ㅤ
Eles são sequências repetitivas de DNA, que existem nas extremidades dos cromossomos, que podem ser comparadas à fitinha que fica na ponta do cadarço, protegendo o restante do material. Mas, no caso dos telômeros, quando desgastados, deixam o nosso material genético desprotegido e, com isso, as células não são renovadas como deveriam. Enfim, podemos dizer que os telômeros são ajustes em nível celular que mantém as pessoas saudáveis e retardam o surgimento de doenças relacionadas à velhice, como as cardiovasculares, diversos tipos de câncer, diabetes e demência.
ㅤ
Mas e o que fazer então para manter a saúde dos telômeros?. O primeiro passo é mudar seu estilo de vida e adotar uma rotina mais saudável, com cuidados mentais e físicos. O alto nível de estresse, infelizmente comum em nossa sociedade, tem relação direta com o desgaste dos telômeros.
ㅤ
A bióloga Elizabeth Blackburn fez grandes descobertas a respeito dos telômeros, o que a colocou entre uma das ganhadoras do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina (2009). Em orientações para impactar positivamente os nossos telômeros, Elizabeth ressaltou cinco dicas:
- Dormir no mínimo sete horas toda noite;
- Exercitar-se moderadamente (corrida leve ou caminhada acelerada) três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos – lembrando que, quanto maior o estresse, mais relevante é o papel do exercício; Sedentários já começam a se beneficiar com de 10 a 15 minutos diários de exercício;
- Diminuir o consumo de açúcar;
- Adotar dieta rica em ômega 3, grãos, verduras e frutas, descartando alimentos processados e refrigerantes;
- Meditar. Pesquisa com cuidadores de parentes com demência, que praticaram meditação 12 minutos por dia durante dois meses, mostrou que eles tiveram um aumento de 43% da enzima telomerase.