Como está o seu Metabolismo?

Inicialmente vamos entender o que significa metabolismo. A palavra metabolismo deriva da palavra grega metabole que se refere a “troca” ou ”mudança”. Metabolismo são os processos de síntese (anabolismo) e degradação (catabolismo) dos nutrientes celulares que acontecem continuamente em nosso corpo e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

Tais processos gastam energia e o mínimo de energia necessária para desempenhar tais atividades em repouso num período de 24 hs é chamada TMB (Taxa Metabolismo Basal), que equivale a 40 – 70 % da energia que seu corpo consome normalmente. O restante se refere ao gasto durante as atividades físicas (equivalendo a 20 – 40 % do total) e os gastos energéticos durante a digestão dos alimentos no processo desde a mastigação até a secreção das enzimas digestivas (Termogênese alimentar) que equivale a aproximadamente 10 % desse montante. A TMB varia conforme o peso corporal, idade, gênero e fatores genéticos. O fator chave é a proporção entre músculos e gorduras na nossa constituição corporal. O músculo gasta mais calorias que o tecido adiposo e, por isso, quanto mais musculatura e menos gordura você tiver, mais acelerado é o seu metabolismo. A TMB também pode ser calculada através de uma fórmula, onde o profissional utiliza os dados antropométricos e em relação ao estilo de vida e condições de saúde do paciente.

De uma forma simplificada, podemos entender que pessoas com “metabolismo lento” têm mais facilidade de ganhar peso, pois necessitam de menor quantidade de energia (ou de calorias) para suas funções orgânicas. Portanto, a manutenção do seu peso ocorre quando o número de calorias gastas e calorias ingeridas são iguais. Se a ingestão de alimentos é menor que a taxa metabólica diária, o organismo consome a energia que faltou de suas reservas (particularmente do tecido adiposo) e ocorrerá perda de peso. Por outro lado, se a ingestão de alimentos é maior do que o gasto calórico, as calorias em excesso serão depositadas, principalmente na forma de gordura e a pessoa ganhará peso.

Com o passar dos anos ocorre uma diminuição natural e progressiva do metabolismo devido à menor atividade das células e redução da massa muscular. Mulheres normalmente têm taxa metabólica menor que os homens. Um metabolismo mais lento que o normal pode ter outras causas como o sedentarismo, o efeito sanfona (ciclos de emagrece e engorda), o stress físico e emocional prolongado, longos intervalos de jejum, dieta insuficiente em proteínas, mau funcionamento da tireóide, consumo insuficiente de água e sono inadequado.

Os equilíbrios metabólico e hormonal são imprescindíveis para alcançarmos Saúde Integral. É necessário que o médico avalie adequadamente esses importantes pilares da saúde e reconduza o indivíduo, através de terapias adequadas, ao controle metabólico ideal e otimização hormonal adequada para o bom funcionamento do organismo. A boa notícia é que é possível acelerar o metabolismo com mudanças na alimentação e na prática de atividades físicas. Se uma pessoa tem um metabolismo lento por natureza, certamente precisará de mais alterações no seu estilo de vida para obter melhores resultados.

Algumas dicas para aumentarmos nosso metabolismo:

  • Otimizar Vitaminas e Minerais, sob prescrição médica especializada.
  • Comer em maior quantidade no início do dia, utilizando refeições menores no período do jantar.
  • Não morrer de fome!
  • Comer com mais frequência.
  • Ganhe mais músculos! Pratique musculação e treinamentos intervalados.
  • Beba muita água.
  • Durma bem.
  • Gestão adequada do Stress.
  • Use alimentos termogênicos diariamente na sua rotina alimentar.

Mude seus hábitos, melhore seu metabolismo e alcance Saúde Integral!


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone