O poder terapêutico da Cúrcuma.

*Na Índia, onde se come de 2 a 3 gramas de açafrão diariamente, a incidência de câncer de cólon, de mama e de próstata é bem menor do que no Ocidente. A curcumina é considerada o principal agente farmacológico do açafrão, com ação anti-inflamatória, antioxidante e reguladora de genes do DNA. Ela tem sido citada como um potente agente de prevenção de câncer, com mais de 3.000 estudos publicados na literatura científica. Esta especiaria quimiopreventiva tem um efeito multifacetado agindo em dez distintos fatores causais no desenvolvimento do câncer.

*Os múltiplos mecanismos de ação da curcumina produzem resultados contra diversos tumores (mama, útero, colo do útero, próstata e trato gastrointestinal). Novas pesquisas mostram o seu potencial também contra câncer no cérebro, pulmão, sangue e bexiga.

*A ação antioxidante da curcumina protege as células de radicais livres que podem danificar o DNA celular, cuja alteração leva ao crescimento de células cancerígenas. Ela também ajuda o corpo a destruir as células cancerosas desgarradas, evitando metástases. A curcumina ainda age inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de células cancerígenas.

* Dentre seus outros inúmeros efeitos, A curcumina é também o mais potente anti-inflamatório natural. Seus resultados são tão eficazes quanto os medicamentos alopáticos, mas com uma grande vantagem: não geram efeitos secundários indesejáveis, como gastrite e úlceras. Pode ser usado no tratamento de doenças inflamatórias do intestino, pancreatites, artrites e uveítes.

*DICA: Introduza a cúrcuma diariamente na sua cozinha, acrescente o tempero nas suas preparações. Sempre coloque uma pitada de pimenta do reino para aumentar a sua biodisponibilidade (absorção). Use a cúrcuma à vontade em sucos, sopas, pães, bolos,biscoitos, omeletes, tapiocas e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, etc.

*Ela também pode ser manipulada em cápsulas para uso diário, em formas e doses individualizadas e sob orientação médica especializada.

*BioMedical Research International 2014. Curcumin: A Potential Candidate in Prevention of Cancer via Modulation of Molecular Pathways.
*Biochemical Pharmacology 2005. Curcumin inhibits the activation of NF-kappaB, a regulatory molecule that signals genes to produce inflammatory molecules that promote cancer cell growth.


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone