Emagrecimento saudável é sinônimo de perda de peso de forma lenta e manutenção do peso perdido. Grande parte das pessoas que conseguem emagrecer enfrentam outro problema: o posterior “Efeito Sanfona”, que basicamente é voltar a ganhar boa parte da gordura que foi eliminada ou até mais.
ㅤ
O Efeito Sanfona, além de desmotivar a pessoa a voltar a se cuidar, é prejudicial à saúde. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, feita durante 16 anos com mais de 3.600 pessoas, mostra como em outras já publicadas, que o efeito sanfona aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes e morte por doenças como cardiovasculares, como infarto e AVC, em pessoas obesas ou com excesso de peso. Sendo assim, talvez seja melhor a pessoa manter o seu peso do que se aventurar em uma dieta milagrosa com perda de peso rápida que não se mantém posteriormente… ㅤ
Por esse motivo entendemos que o conceito de “dieta” como uma restrição alimentar que você vai seguir por um tempo e depois abandonar, voltando aos hábitos anteriores… definitivamente não funciona! O importante é focar em manter um planejamento alimentar inteligente e modificar o estilo de vida alimentar de forma perene, onde novos hábitos dietéticos vão sendo incorporados naturalmente dentro de um acompanhamento especializado.
- Dicas para evitar o efeito sanfona:
- Não faça dietas da moda
- Siga um programa dietético específico para o seu metabolismo
- Não use medicamentos sem orientação médica
- Sempre associe atividade física regular supervisionada
- Cuidado com finais de semana, festas e jantares fora de casa.
- Busque sempre orientação e acompanhamento de um especialista.