Hoje sabemos que nossos pensamentos e nosso estado de espírito desencadeiam processos químicos. Os neurotransmissores são responsáveis pela transmissão dessas mensagens a cada célula do corpo e nossas células alteram seus próprios processos químicos. Nosso sistema imunológico logo responde a essas modificações, reforçando-se ou enfraquecendo-se. Hoje essas relações já são profundamente estudadas e comprovadas cientificamente pela Psiconeuroimunologia.
O que sentimos e pensamos interfere diretamente em nossa saúde e as nossas emoções tem relação direta com o bom funcionamento do nosso organismo. A Medicina Tradicional Chinesa já traz esse Conhecimento há milênios, onde nos mostra que emoções conflitivas podem enfraquecer e alterar o funcionamento de órgãos específicos do nosso corpo. O medo, a raiva, a tristeza e a angústia estão relacionadas respectivamente com o adoecimento dos rins, do fígado, dos pulmões e do estômago, por exemplo.
Manter o equilíbrio psicoemocional, priorizar a gestão do stress e nutrir pensamentos e sentimentos positivos em nossas vidas são pilares essenciais para aqueles que buscam Saúde Integral.
A Psicologia Positiva dentro desta perspectiva, trabalha buscando auxiliar no reconhecimento e controle dessas emoções negativas, buscando mais motivação, melhorando o relacionamento interpessoal, a prática da auto aceitação e o desenvolvimento da auto estima, onde o indivíduo é orientado a conhecer e desenvolver suas potencialidades.
Busque sempre manter a PAZ interior e cuide da sua frequência vibracional, que além de ser modificada através dos seus pensamentos e emoções, também é afetada pelas suas companhias, por aquilo que você escuta e vê, pelo que você fala e pelos ambientes que você frequenta.
“Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou e sentiu ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!” (Deepak Chopra)