O jejum intermitente tem sido um assunto bastante comentado na internet e vem gerando muita polêmica por falta de informação, mas muito além de ser apenas um dos assuntos do momento, é uma prática válida e que deveria fazer parte da vida de muitas pessoas atualmente.
O jejum é um método de cura e limpeza já muito antigo, utilizado milenarmente em várias religiões e escolas iniciáticas e deve sua eficácia a um fato básico da fisiologia. Os órgãos do sistema digestivo são os maiores e mais volumosos do nosso corpo e suas operações de rotina consomem grandes quantidades de energia. O simples fato de não comer, coloca este sistema em repouso e libera grande parte dessa energia para o corpo usar nos processos de auto cura. Historicamente nosso organismo foi por milhares de anos adaptado a ficar longos períodos sem alimentação, porém os hábitos modernos nos distanciaram dessa prática e hoje, muitos profissionais mais desinformados entendem como algo maléfico à saúde. Quando não há calorias consumidas, o corpo sobrevive das reservas daquilo que você comeu e principalmente das suas reservas de gorduras. A sabedoria inata do corpo é tal que, durante o jejum, consumirá os tecidos supérfluos, conservando cuidadosamente tecidos e órgãos vitais.
Em 2016, o biólogo celular japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel de Medicina pelos seus estudos sobre como as células humanas se livram de seus resíduos e comprovou que a restrição alimentar auxilia na renovação celular e na limpeza interna do organismo. Quando este processo não funciona corretamente, podem surgir várias doenças relacionadas a idade, até mesmo o câncer.
O que é o Jejum Intermitente?
É um método alternativo à restrição calórica para criar um estado ótimo de emagrecimento e promoção de saúde. Envolve o jejum por períodos mais curtos em uma base regular. São períodos nos quais você fica sem comer, “pulando” assim algumas refeições de forma planejada podendo ser geralmente de 12hs, 16hs e até 24hs. O protocolo escolhido varia para cada indivíduo e deve ter SEMPRE o acompanhamento de um especialista.
Quais os Benefícios do Jejum Intermitente?
- Renovação celular: causa a chamada autofagia, que é um mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo ajudando na prevenção do câncer e no envelhecimento saudável.
- Aliado na prevenção e tratamento das doenças neurodegenerativas, DM tipo 2, doenças metabólicas e nos transtornos de humor.
- Produção de GH: o aumento do hormônio do crescimento no corpo ajuda na queima de gordura.
- Diminuição da Insulina: durante o jejum caem drasticamente os níveis de insulina no sangue.
- Saúde Mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e melhora a saúde cerebral.
- Longevidade: aumento da expectativa de vida das células
- Emagrecimento: é uma ótima opção para perder peso e diminuir gordura visceral com preservação da massa magra.
Alguns pontos negativos que podem ocorrer, principalmente quando são feitos sem orientação profissional são: a possibilidade de auto sabotagem após períodos de jejum com abusos alimentares associados, certo desconforto físico geral, fraqueza, cefaleia, dor de estômago, sonolência, tonturas e até desmaios após jejuns mais prolongados.
Quem não deve fazer jejum intermitente?
É importante observar que a prática do jejum não é indicada para todos. Deve ser praticado por pessoas saudáveis, que tenham uma alimentação equilibrada e pratiquem exercícios físicos regularmente.
Não é recomendado para pessoas diabéticas, que estejam tomando medicamentos hipoglicemiantes ou insulinoterapia, pacientes que tenham algum tipo de ansiedade ou problema psicológico relacionado a comida, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou mesmo tenha algum problema clínico. A prática do jejum em pessoas não saudáveis pode ser prejudicial se não for corretamente orientada por um profissional habilitado.
Lembre-se sempre de procurar um médico e um nutricionista para a prática do jejum intermitente, ele pode realmente ajudar na sua saúde!
Dr. Alexandre Barão Acuña
INOVARE SERVIÇOS DE SAÚDE
Rua Carlos Osternack, 111 – V. Estrela – Ponta Grossa – PR
Tel: (42) 3026 26 00
Whats: (42) 9133 0019