A ADA (American Diabetes Association) publicou na revista médica Diabetes Care, Consenso sobre Diretrizes Nutricionais para diabéticos e pré diabéticos, reiterando estudos clínicos prévios onde se evidencia claramente os benefícios da abordagem nutricional “low-carb” para esses pacientes.
Finalmente uma associação considerada autoridade no assunto, resolve admitir algo que já estamos estudando e aplicando há algum tempo na nossa prática clínica.
Desta forma, com o insustentável acúmulo das evidências, não é mais possível tratar esta abordagem como “dieta da moda”, assim como a denominavam alguns profissionais mais desavisados, mas sim como uma abordagem que efetivamente consegue fazer a diferença no tratamento de muitos pacientes que apresentam Obesidade, Diabetes, Hiperinsulinemia e Síndrome Metabólica.
O Consenso admite que a low-carb é a estratégia nutricional mais estudada dentre todas no contexto do diabetes e é a que tem maior evidência na melhora da glicemia. Nas palavras da própria ADA, as vantagens comprovadas, baseadas em evidência dessa abordagem para diabetes incluem redução da hemoglobina glicada (A1c), perda de peso, redução da pressão arterial, aumento do HDL (“colesterol bom”) e redução dos triglicerídeos. Comenta ainda que reduzir a quantidade total de carboidratos para indivíduos com diabetes é a estratégia que demonstrou a maior quantidade de evidências para a melhora da glicemia.
Mais do que isso, pela primeira vez, a ADA endossa a ideia de se buscar não apenas o controle do diabetes, e sim a sua remissão, definida como glicemia normal ou em nível de pré-diabetes sem medicação por pelo menos um ano. Fato esse atribuído no mesmo consenso não apenas à perda de peso, mas sim à importância da composição dietética em si.
Nossa experiência clínica em consultório já vem comprovando que essa terapia nutricional, de baixo índice glicêmico com restrição de carboidratos, aumento das proteínas e gorduras boas na dieta, realizada com auxílio de nutricionistas e associada a mudanças no estilo de vida em uma abordagem integrativa, tem feito nossos pacientes obesos e diabéticos atingirem excelentes resultados. Conseguem perder peso, melhoram todos os parâmetros metabólicos, apresentam maior controle dos níveis pressóricos e consequentemente a redução do número e das doses de medicamentos hipoglicemiantes, hipolipemiantes, anti hipertensivos e também das doses de insulinas, alcançando até a suspensão da insulinoterapia em muitos casos.
O consenso inclusive alerta para a possibilidade de rápida redução da glicemia quando se adota a low-carb, motivo pelo qual deve haver acompanhamento de um profissional com experiência, para poder readequar os tratamentos medicamentosos e reduzir gradualmente as doses de insulina.
Fonte: http://care.diabetesjournals.org/…/04/10/dci19-0014.full.pdf
Dr. Alexandre Barão Acuña
INOVARE SERVIÇOS DE SAÚDE
Rua Carlos Osternack, 111 – V. Estrela – Ponta Grossa – PR
Tel: (42) 3026 2600
Whats: (42) 99133 0019