O magnésio é o quarto mineral mais abundante no organismo e o segundo cátion (íon carregado positivamente) intracelular mais comum, atrás apenas no potássio.
Uma estimativa comum é que 50 a 80 por cento das pessoas são deficientes em magnésio e as consequências para a saúde são significantes. Existem vários sais que podem ser usados na reposição desse mineral e sua prescrição deve ser orientada por profissional que seja capacitado para tal.
Existem mais de 3.750 locais de ligação com o magnésio em proteínas humanas e mais de 300 enzimas dependendo do magnésio para funcionar adequadamente.
Ele é necessário para o funcionamento saudável da maioria das células do seu corpo, mas é ainda mais importante para seu o coração, rins e músculos.
Níveis baixos de magnésio no corpo impedem as funções metabólicas das células, e deterioram as funções mitocondriais, o que pode causar consequências à longo prazo para a saúde, já que a perda das funções mitocondriais é um fator fundamental para a maioria das doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.
Considerando que é um dos minerais mais abundantes do corpo humano, não é nenhuma surpresa que o magnésio possui centenas de funções biológicas. Listando apenas algumas delas, o magnésio ajuda a:
- Relaxar seus músculos e seus vasos sanguíneos. A deficiência de magnésio pode causar cãibras musculares e fraqueza;
- Estimular o relaxamento físico e mental. O magnésio é um antídoto para o estresse, que funciona por estimular o GABA, um neurotransmissor inibidor que relaxa seu sistema nervoso. O mineral também estimula a produção de melatonina;
- Desintoxicar seu corpo, e a reduzir os danos causados por campos eletromagnéticos;
- Criação do trifosfato de adenosina (ATP), indicador de energia do organismo;
- Função dos músculos e nervos, incluindo a ação do músculo cardíaco;
- Formação adequada dos ossos e dentes;
- Regulagem do açúcar no sangue e da sensitividade à insulina, importante para a prevenção do diabetes tipo 2. Por exemplo, o magnésio é essencial para a liberação de insulina pelas células β pancreáticas e age como mensageiro para a ação da insulina;
- O magnésio também é um componente necessário para a ativação da vitamina D, e sua deficiência pode prejudicar sua capacidade de converter a vitamina D obtida através da exposição ao sol e/ou suplementos orais.
- O magnésio também é muito importante para o bom funcionamento do cérebro e para a ativação dos canais nervosos envolvidos pela plasticidade sináptica, e sua reposição está indicada em várias doenças neurológicas, como: enxaquecas, depressão e problemas de memória;