Bruxismo x Reposição de Vitaminas: há relação entre estes aspectos

Muita gente me pergunta… existe alguma relação entre a ocorrência de bruxismo e a nutrição ou a reposição de nutrientes? 👇

O bruxismo do sono é um sintoma caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono e que, geralmente, está associada com despertares curtos com duração de 3 a 15 segundos, conhecidos como micro despertares.

Vários são os fatores de risco associados ao bruxismo do sono: idade, tabaco, álcool, cafeína, ansiedade, estresse, transtornos psiquiátricos e do sono, drogas e disfunções temporomandibulares.
Atualmente, sugere-se que o bruxismo do sono seja parte da resposta do micro despertar e, possivelmente, seja modulado por vários neurotransmissores no sistema nervoso central, principalmente pelo sistema dopaminérgico.

Nutrientes como as vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B6 e ácido fólico, minerais como zinco e magnésio e a vitamina C, são importantes para aumentar a dopamina, neurotransmissor importante no controle de tremores, melhora da atenção e concentração, trabalhar aumentando o GABA, neurotransmissor relacionado com a tranquilidade e relaxamento, com a vitamina B6 e o aminoácido taurina, além de ter hábitos alimentares adequados que fornecem inúmeros benefícios na função cerebral.

O aumento do consumo de gorduras trans, saturada, presença de metais tóxicos, aditivos alimentares, alimentos refinados, açúcares, privação alimentar e deficiência de antioxidantes na alimentação, tudo isso aumenta a produção de radicais livres, podendo causar danos celulares alterando o funcionamento cerebral.

Portanto, é importante trabalhar o paciente como um todo, melhorando a defesa antioxidante, saúde intestinal e hábitos alimentares adequados, para que os benefícios sejam atingidos!


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone