Envelhecimento Ativo

Como construir um legado de uma velhice saudável? Tudo depende de como você leva a sua vida em idades mais jovens. Decida ser saudável e construa um Envelhecimento Ativo! Não adianta apenas aumentarmos anos nas nossas vidas, mas sim aumentar vida nos nossos anos.

Exemplificando: Quer saber como você vai estar com 70 anos? Veja o que você tem feito aos 40 …

O segredo da longevidade saudável está no fato de manter nossa idade biológica atrasada em relação à idade cronológica, ou seja, seu organismo aparentar e funcionar como se fosse mais jovem do que realmente é. Como dizia um brilhante professor: “manter-se jovem o maior tempo possível”.

Nesse contexto, quase todas as características associadas ao envelhecimento podem ser moduladas por fatores nutricionais, estilo de vida e ambientais. Uma dieta de qualidade e atividade física por exemplo são essenciais para tal, entretanto outras medidas são necessárias, entre elas as suplementações visando manter as vitaminas, minerais e os hormônios em níveis ótimos no nosso organismo.

Do ponto de vista do equilíbrio hormonal, a partir dos 30 anos começa haver uma queda natural e progressiva na produção dos nosso hormônios e começam a aparecer sinais e sintomas dessa queda. Dentre eles podemos citar alguns:

SONO: começamos a ter dificuldade de iniciar e manter o sono, começamos a acordar mais vezes durante a noite e dessa forma deixa de ser um sono reparador. Podemos acordar na manhã seguinte com a sensação de não ter dormido, ou seja, um sono de péssima qualidade.

MEMÓRIA: pelo fato do sono não ser reparado, não há fixação da memória e aprendizado, aí surgem esquecimentos, perda da concentração e dificuldade no aprendizado.

CANSAÇO: pela noite mal dormida e com o sono não sendo reparador, também acorda-se cansado com a sensação de não ter dormido de maneira adequada, prejudicando o rendimento do dia.

PESO: tende a aumentar de maneira progressiva pela redução da taxa metabólica basal. Podem surgir a ansiedade e a compulsão alimentar piorando ainda mais a situação de ganho de peso.

LIBIDO: pela queda progressiva hormonal há uma queda proporcional da libido, assim como alterações na temperatura corporal. Nos homens as ereções tornam-se mais fracas assim como dificuldade para mantê-las e apresentam ainda menos ereções matinais.

INTESTINO: aumenta a propensão à disbiose (desequilíbrio das bactérias boas do intestino) que por sua vez leva a redução da produção de serotonina que é precursor da melatonina e assim fecha-se o ciclo vicioso que só tende a piora

Então vamos mudar essa realidade enquanto é tempo! Mudar a dieta, iniciar atividade física, cuidar dos pensamentos e emoções, procurar bons profissionais, suplementar o que está faltando e promover um ENVELHECIMENTO ATIVO.


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone