Qual a relação entre depressão, ansiedade e o emagrecimento?

Você sabia que existem relações entre esses três aspectos? 👇

✅ Existe uma relação importante entre alterações do peso corporal e distúrbios psicoemocionais como o estresse, a ansiedade e a depressão.

✅ Vários estudos comprovam que pessoas com sobrepeso e obesas tem risco maior de terem ansiedade e depressão.

✅ Normalmente são indivíduos que tem problemas relacionados a baixa auto estima e são considerados inflamados crônicos, fatores estes que também favorecem essas condições.

✅ Lembro sempre de um grande professor que dizia que “Um cérebro inflamado é um cérebro doente”.

✅ Por outro lado, o estresse e a ansiedade podem levar ao ganho de peso, mais frequentemente entre as mulheres.

✅ Normalmente ocorrem alterações de apetite onde o cérebro, para aliviar sentimentos de angustia e aflição, tende a buscar alimentos mais ricos em açúcar e gorduras que acabam por estimular a liberação de endorfinas, dopamina e serotonina cerebrais.

✅ Além disso, nestas situações também ocorrem alterações hormonais importantes com aumento da adrenalina, do cortisol, da insulina e da grelina que aumentam ainda mais a motivação para comer e promovem o acúmulo de gordura.

✅ Pacientes nestas situações neuro psiquiátricas também tendem a apresentar sinais de fadiga, cansaço e insônia, reduzindo normalmente as atividades físicas e permanecendo mais sedentários.

✅ Outro aspecto bastante observado no nosso consultório é que pacientes em tratamento com alguns anti depressivos também podem aumentar o peso por efeitos colaterais da própria medicação.

✅Outro fato a ser observado é que algumas medicações usadas normalmente para o emagrecimento, como a Sibutramina e a Bupropiona, são drogas psicotrópicas que podem também piorar quadros de ansiedade e aumentar o estresse.

✅Alguns pacientes depressivos, normalmente aqueles que são originariamente mais magros, podem apresentar o efeito inverso, com redução do apetite e perda de peso exagerada.


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone