Síndrome do Intestino Hiperpermeável

Hoje sabemos que o intestino é responsável por mais de 70% da nossa resposta imunológica. Quando temos o nosso intestino saudável, há uma espécie de barreira que impede que qualquer toxina, agentes agressores ou mesmo alimentos mal digeridos atravessem a parede intestinal e alcancem nossa corrente sanguínea. Em situação normal, nosso intestino é naturalmente permeável a várias moléculas pequenas, para conseguir absorver nutrientes vitais. De fato, regular a permeabilidade intestinal é uma das funções mais básicas das células que compõem a parede intestinal.

O Stress, as infecções, o tabagismo, a falta de sono adequado e principalmente a nossa alimentação ruim são fatores agressivos para essa barreira intestinal, podendo torná-la Hiperpermeável, como se fosse uma grande “peneira furada”. Quando isso acontece, toxinas, micróbios, partículas de comida não-digeridas, entre outras, podem escapar dos intestinos e viajar pelo seu corpo via corrente sanguínea. O seu sistema imune marca estes “invasores alienígenas” como patógenos e os ataca. A resposta do sistema imune aos invasores pode aparecer sob forma de quaisquer dos sinais abaixo, e sinaliza que você pode ter um intestino Hiperpermeável (Leaky Gut Syndrome) :

  • Problemas digestivos como gases, inchaço, diarréia ou síndrome do intestino irritável (SII)
  • Alergias sazonais ou asma
  • Diagnóstico de uma Doença autoimune como Artrite Reumatóide, Tireoidite de Hashimoto, Lupus, Psoríase, Esclerose Múltipla, etc…
  • Diagnóstico de fadiga crônica ou fibromialgia
  • Problemas como depressão, ansiedade, TDA ou TDAH
  • Problemas de pele como acne, rosácea ou eczema
  • Diagnóstico de crescimento excessivo de cândida ou infecções oportunistas de repetição
  • Alergias ou intolerâncias alimentares

Nessa situação é imprescindível investigação laboratorial, orientação alimentar anti inflamatória, evitando alimentos nocivos e promover o reparo da mucosa intestinal através de suplementos específicos que devem ser prescritos por profissional habilitado.


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone