6 sinais que você esta mentalmente cansado

Atualmente é cada vez mais comum atendermos pacientes com queixas de cansaço intenso, falta de energia e motivação para suas atividades diárias e vários sintomas associados a uma instabilidade emocional importante. Quando percorremos durante a consulta alguns aspectos da vida do indivíduo, percebemos quase sempre a associação de um estilo de vida desregrado com alimentação de baixa qualidade, sono insatisfatório, relacionamentos pessoais e/ou profissionais patológicos e sedentarismo. Podemos dizer que esta pessoa está ESTRESSADA.

O Estresse (ou Stress) é na verdade uma reação do organismo, física e mental, que é acionada frente a um esforço extremo ou em situações de perigo iminente detectados pelo nosso cérebro. Neste momento ocorre a ativação do sistema hormonal hipófise hipotálamo, que ativa a glândula supra-renal a liberar uma grande secreção de hormônios como cortisol e adrenalina. Tal mecanismo pode ser benéfico em certas circunstâncias agudas e esporádicas, como fugas, lutas, situações de perigo, provas, entre outros.

Atualmente, vivemos num mundo onde infelizmente grande parte das pessoas permanece nesse estado de forma contínua, impedindo relaxamento após a tensão, sofrendo dessa forma consequências maléficas para a saúde do indivíduo. Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção!

As alterações hormonais e metabólicas causadas pelo estresse contínuo, podem desencadear vários sintomas físicos e psíquicos como: diminuição do rendimento físico e mental, falha de memória, cansaço, ganho ou perda de peso, dor de cabeça, dores musculares, ranger constante dos dentes, problemas de pele e unhas, queda de cabelo, insônia, atrasos na menstruação, problemas sexuais, entre outros.

O estresse prolongado também diminui a resposta dos mecanismos de defesa do nosso organismo, aumentando o risco de doenças como problemas cardíacos, doenças infecciosas (gripes, herpes, etc), diabetes, colesterol elevado, hipertensão, etc.

O tratamento do estresse foca três pontos: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrenta-los.

Temos limites que precisamos reconhecer. Administrar estressores requer identificar os que “pesam” mais sobre nós e eliminar, administrar ou deixar para depois, o excesso de peso, respeitando os próprios limites. Isso requer habilidades como dizer não, negociar e priorizar. Se não descansarmos adequadamente por exemplo, nossa capacidade de atenção, concentração, memória, julgamento e tomada de decisão ficarão comprometidas.

Aumentar nossa resistência aos estressores significa manter nosso organismo saudável e em maiores condições de enfrentar os desafios. O melhor tratamento é a mudança do estilo de vida, mantendo uma alimentação saudável evitando estimulantes e substâncias tóxicas como café, bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas, praticar exercício físico, manter um sono regular e buscar a estabilidade emocional buscando momentos de prazer e relaxamento.

Importante: em nenhum momento deve-se lançar mão da automedicação. Não existe medicação específica para tratar estresse, porém podemos realizar suplementações de vários ativos naturais como vitaminas, minerais, fitoterápicos, florais, etc … que podem ajudar na condução dessa situação clínica tão desgastante. Em algumas situações mais graves, pode ser necessário o uso de psicotrópicos para atenuar ansiedade ou depressão decorrentes do quadro.

Tente encontrar as causas de seu estresse e busque controlá-las. Hoje em dia os agentes estressores são muitos e nem sempre elimináveis, aprender a reduzi-los é fundamental.

Quando não podemos mudar ou eliminar o estressor precisamos nos adaptar a ele, da melhor maneira. Precisamos resolver o que fazer com o problema que está lá e vai continuar por lá.

Os estressores internos, aqueles que são resultado de características de personalidade, requerem trabalho maior. O Autoconhecimento, Psicoterapia, Meditação e técnicas de relaxamento podem ajudar a promover mudanças na nossa forma de reagir aos processos de nossas vidas.

Procure ajuda com bons profissionais e evite que este quadro chegue e pontos mais graves e irreversíveis.

#saúdeintegral #medicinapreventiva #lifestylemedicine #stress #estresse #saúde #meditação #yoga #meditation #paz #pazinterior #takeabreak


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone