Coronavírus

Neste momento tão complexo e inusitado para toda a humanidade, além das medidas amplamente divulgadas pela mídia e pelo governo para reduzir o contágio como o isolamento social e o uso do álcool gel e a higienização rigorosa das mãos, é imprescindível que mantenhamos o sistema imunológico do nosso organismo em alta.
Ainda não dispomos de vacina ou nenhum tratamento específico para acabar com o vírus COVID-19, desta forma indivíduos que mantém seu sistema de defesa plenamente atuante podem, quando em contato com o vírus e com a doença, apresentar quadros mais frustros e de mais rápida resolução.

Para aumentar a IMUNIDADE FÍSICA:

– Manter ótima Hidratação e as vias aéreas úmidas. Beba bastante água, água de coco e chás durante todo o dia (verde, gengibre, anis estrelado, cravo e canela).
– Aumente a ingestão de verduras e legumes para 500 g por dia, divididos entre almoço e jantar.
– Consuma 3 unidades de frutas diferentes por dia. Se possível coloque junto um mix de fibras (chia, amaranto, aveia sem glúten, quinoa, linhaça) e canela em pó.
– Faça um suco verde pela manhã e prefira tomar sucos de limão, laranja, acerola, açaí e goiaba que são ricos em Vitamina C. Evite adoçar com açúcar refinado. Use mel orgânico ou adoçantes naturais como o Stevia.
– Aumente o uso de ervas e especiarias no preparo dos alimentos (sálvia, orégano, folha de louro, manjericão, salsinha). Tente misturar açafrão da terra (cúrcuma), gengibre em pó, erva-doce em pó e pimenta do reino em pó. É uma boa mistura, com propriedades digestivas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
– Use o “Shot da Imunidade” 1 a 2 xx/dia: suco de limão + raspas de gengibre + 20 gts solução ou tintura de própolis verde + 1 colherzinha de café de cúrcuma (açafrão da terra).
– Acrescente macerado de alho cru na sua dieta (coloque na salada, por exemplo) ou extrato de alho envelhecido ou cápsulas de óleo de alho.
– Consuma 3 castanhas do pará por dia (fonte de selênio que é importantíssimo para Imunidade).
– Evite produtos industrializados, refrigerantes, doces e açúcares, farináceos, leite de vaca e derivados (que são produtores de muco), embutidos e frituras que são alimentos altamente inflamatórios.
– Reduzir o tabagismo e ingestão de bebidas alcóolicas.
– Durma bem, em média 7 a 8 horas por noite sendo pelo menos 5 horas de sono contínuo.
– Pratique atividades físicas moderadas regulares em casa, movimente as articulações, faça alongamentos, pratique Yoga e faça os Pranayamas (respirações do Yoga).
– Suplemente Vitamina D3, Vitamina C, Complexos vitamínicos e minerais ricos em Zinco.
– Tome banhos de sol diariamente com braços e pernas expostos sem protetor solar, para maximizar absorção de Vitamina D (proteja o rosto com boné ou protetor).
– Use probióticos e mantenha seu microbioma e intestino saudáveis (kombucha e kefir também podem ser usados). Nosso intestino é responsável por grande parte da nossa resposta imunológica.

Para aumentar a IMUNIDADE EMOCIONAL:

– Manter a calma e a tranquilidade neste momento é muito importante. Evite nutrir pensamentos conflitivos e emoções negativas. Nosso sistema de defesa reage às emoções e sentimentos que processamos no nosso dia a dia e a forma que reagimos às intempéries da vida.
– Cuide com o excesso de informação. Busque fontes confiáveis e evite as notícias “fakes” que só nos deixam mais inseguros e com medo. Previna-se tomando os cuidados recomendados pelos profissionais da saúde.
– Leia um bom livro ou ouça uma boa música.
– Aproveite o tempo disponível para organizar sua casa, armários, documentos e outras bagunças que você normalmente não tem tempo de mexer.
– Faça um curso online, busque novos Conhecimentos.
– Mantenha contato virtual frequente com seus familiares e amigos pela internet.
– Programe uma rotina diária saudável e não fique o tempo todo no computador, celular ou assistindo TV.
– Pratique meditação, busque ter pensamentos e emoções positivas, reze e gere momentos de introspecção para alimentar a sua Espiritualidade.

Equilibrando conjuntamente os aspectos físicos, mentais e emocionais temos a chance de gerar maior harmonia celular e tecidual e estimular um melhor funcionamento do nosso sistema de defesa. Isso é o que podemos chamar de Saúde Integral: do corpo, da mente e do espírito. Fiquem em casa e façam a sua parte! Estamos cuidando da saúde de todos!


Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone