isolada corpo

Não adoecemos em uma parte isolada do corpo

Somos um sistema complexo composto por células, tecidos, órgãos e sistemas; mas acima de tudo somos ENERGIA e emitimos vibrações que podem estar harmônicas ou não.
Como uma grande orquestra, cada célula de cada órgão toca um instrumento diferente, porém todos afinados e melódicos entre si. Dizemos que temos Saúde quando nossa orquestra consegue manter uma linda sinfonia harmônica, executada por excelentes músicos e um competente maestro.
O nosso maestro poderia ser denominado como a “Sabedoria Inata do organismo”, responsável por administrar em torno de 1.600 reações químicas por segundo que acontecem continuamente em todo o nosso organismo e que está sempre buscando o nosso equilíbrio e promovendo as reparações necessárias em todo o corpo para nos manter saudáveis.
Todos nós somos dotados de tal capacidade e isso acontece de forma automática em todos os segundos dos nossos dias, durante toda a nossa vida.
Esse mecanismo complexo e extremamente perfeito ocorre através da ação do complexo corpo-mente-espírito que de forma integrada atua buscando manter a Saúde Integral.
Nossa vida é uma sucessão de acontecimentos que decorrem da relação entre o Ser e o meio em que vive, numa constante alternância entre equilíbrio e desequilíbrio. Neste contexto o processo homeostático está acontecendo conjunta e ininterruptamente em todos os momentos de nossa vida. Se isto não acontecer, o equilíbrio se perde e o indivíduo se torna doente. A doença então poderia ser interpretada como a consequência de um desequilíbrio no qual a nossa Sabedoria, por diversos motivos, não conseguiu atuar de maneira satisfatória.
Então podemos afirmar que não adoecemos em uma parte isolada do corpo … não há como isso acontecer. Todos os sintomas e doenças que nos acometem são sinais que algo está fora do equilíbrio. Simplesmente atuar apenas sobre o sintoma ou um órgão doente não resolve o problema.
Os tratamentos médicos convencionais, na maioria das vezes, não levam em consideração esses conceitos e a atenção está sempre voltada para a reparação física da parte problemática ou doença, na esperança de restabelecer a saúde. Utilizam-se frequentemente para tal, drogas sintéticas que o corpo não reconhece como sendo parte do organismo que muitas vezes reage ferozmente, piorando ainda mais o desequilíbrio gerador de tais patologias.
É difícil entender a complexidade destas múltiplas relações. Nem mesmo podemos elaborar uma fórmula para manter a saúde, que é dinâmica. Apenas a Sabedoria Inata do corpo é capaz de tal tarefa e proeza. Para uma cura efetiva em níveis mais profundos, temos de reconhecer essa ferramenta fenomenal que temos à nossa disposição.
A busca deveria ser então o equilíbrio global do Ser, fornecer os elementos e nutrientes necessários para que haja a reativação da Sabedoria Inata facilitando o seu trabalho e nos levando ao processo de cura naturalmente.
Para isso, através de ajuda profissional multidisciplinar e integrada, deveríamos buscar técnicas e conhecimentos que pudessem resgatar os pilares básicos da Saúde, aumentar a eficácia e ação do nosso sistema de defesa e conseguirmos um estado harmônico constante:
• Planejamento Nutricional inteligente e Hidratação adequada
• Atividade Física regular
• Saúde Intestinal
• Sono de qualidade e quantidade adequados
• Equilíbrio Metabólico e Hormonal
• Estabilidade Psicoemocional e gestão do Estresse
• Busca da Espiritualidade e do Autoconhecimento
• Relacionamentos sociais e familiares saudáveis

Compartilhe nas redes sociais
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone